Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    A transmissão da função simbólica e o processo de ensino-aprendizagem da língua escrita em alunos da escola básica

    Título: A transmissão da função simbólica e o processo de ensino-aprendizagem da língua escrita em alunos da escola básica
    Responsável: Andreza Rocha
    Eixo: 3 A alfabetização
    (x) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: 2009 Término:
    Pergunta de Pesquisa: Quais as ações exercidas na alfabetização de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a) da parte do professor b) da parte dos responsáveis legais pelas crianças e c) da parte dos alunos apresentam-se como relevantes para o processo de aquisição da língua escrita?
    Corpus: Registros produzidos por quatro alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em cadernos utilizados em sala de aula no decorrer do ano letivo e transcrições de entrevistas com pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem da língua materna (familiares e funcionários da escola)
    Objetivo Geral: Correlacionar as condições de produção do processo de alfabetização com a menor ou maior avanço no processo de aquisição da língua escrita dos informantes a partir da comparação as produções de cada aluno e da análise das transcrições das entrevistas.
    Objetivos específicos: ·  Identificar e descrever as ações exercidas pelos informantes que se apresentaram como “pontos de virada” no processo de alfabetização,
    ·  Estabelecer relações entre a posição que os adultos envolvidos no processo exercem com relação à escrita e sua(s) possível(is) influência nas crianças e
    ·  Elencar elementos concernentes à influência da aquisição da língua escrita no processo de dessimbolização (DUFOUR:2005)