Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    Da imagem ao símbolo: a trajetória percorrida por crianças de 3 anos no processo de aprendizagem da língua escrita.

    Título: Da imagem ao símbolo: a trajetória percorrida por crianças de 3 anos no processo de aprendizagem da língua escrita.
    Responsável: Claudia Maria Barbosa de Alencar
    Eixo: 3 A alfabetização
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica (x) Mestrado ( ) Doutorado
    Vigência Início: 2009 Término: 2011
    Pergunta de Pesquisa: Como as crianças pequenas interpretam as marcas gráficas que produzem de modo intencional ou acidental ao serem solicitadas para escrever seu nome próprio?
    Corpus: Os dados serão coletados durante o ano letivo de 2009 em escola pública de Educação Infantil de 0 a 3 anos, no município de Jundiaí-SP. Serão selecionados quatro sujeitos para investigação, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, com variação de idade em torno de 3 anos. A coleta de dados dar-se-á por meio de filmagens mensais, totalizando aproximadamente 30h, da realização de uma mesma tarefa, qual seja: a escrita do nome próprio da criança acompanhada pelo registro da fala que ela produz ao tentar interpretar o seu gesto ao escrever. O corpus será formado, portanto, pela reprodução gráfica da escrita das crianças e pela transcrição de sua fala.
    Objetivo Geral: Investigar os modos de construção, por parte de crianças pequenas, dos passos iniciais do processo de simbolização visando a escrita do nome próprio por crianças que freqüentam uma escola pública de Educação Infantil, durante o ano de 2009.
    Objetivos específicos: descrever os modos pelos quais crianças de 3 anos utilizam e interpretam os recursos disponíveis para escrever seu nome; e
    analisar o modo pelo qual iniciam a apropriação da linguagem escrita e o processo de simbolização.