Título: |
Da imagem ao símbolo: a trajetória percorrida por crianças de 3 anos no processo de aprendizagem da língua escrita. |
Responsável: |
Claudia Maria Barbosa de Alencar |
Eixo: 3 |
A alfabetização |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
( ) Iniciação Científica (x) Mestrado ( ) Doutorado |
Vigência |
Início: 2009 Término: 2011 |
Pergunta de Pesquisa: |
Como as crianças pequenas interpretam as marcas gráficas que produzem de modo intencional ou acidental ao serem solicitadas para escrever seu nome próprio? |
Corpus: |
Os dados serão coletados durante o ano letivo de 2009 em escola pública de Educação Infantil de 0 a 3 anos, no município de Jundiaí-SP. Serão selecionados quatro sujeitos para investigação, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, com variação de idade em torno de 3 anos. A coleta de dados dar-se-á por meio de filmagens mensais, totalizando aproximadamente 30h, da realização de uma mesma tarefa, qual seja: a escrita do nome próprio da criança acompanhada pelo registro da fala que ela produz ao tentar interpretar o seu gesto ao escrever. O corpus será formado, portanto, pela reprodução gráfica da escrita das crianças e pela transcrição de sua fala. |
Objetivo Geral: |
Investigar os modos de construção, por parte de crianças pequenas, dos passos iniciais do processo de simbolização visando a escrita do nome próprio por crianças que freqüentam uma escola pública de Educação Infantil, durante o ano de 2009. |
Objetivos específicos: |
descrever os modos pelos quais crianças de 3 anos utilizam e interpretam os recursos disponíveis para escrever seu nome; e |
analisar o modo pelo qual iniciam a apropriação da linguagem escrita e o processo de simbolização. |