Título: |
O corpo e a aquisição da escrita: fronteiras entre gozo e desejo |
Responsável: |
Marisa Assunção Teixeira |
Eixo: 3 |
A alfabetização |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado |
Vigência |
Início: 2009 Término: 2012 |
Pergunta de Pesquisa: |
A dimensão pulsional de um sujeito operaria de forma estrutural (inevitável), via transmissão, na aquisição da escrita alfabética? |
Corpus: |
Desenhos, escritas e registros em vídeo de momentos envolvendo a aquisição da escrita por parte de um mesmo informante. |
Objetivo Geral: |
1) Fazer um estudo de caso de um aluno matriculado no Ensino Fundamental e levantar hipóteses sobre o seu impedimento de ascender à escrita alfabética. |
2) Fazer extrapolações sobre a possibilidade da dimensão pulsional do sujeito estar implicada na aquisição da escrita alfabética. |
Objetivos específicos: |
acompanhar em termos diacrônicos a relação do aluno com os conteúdos escolares de língua escrita articulando-a com os conceitos da psicanálise que tratam da constituição do sujeito. |
discutir a significância da transmissão de uma tradição oral na armação de uma trama textual que oferece as bases para a apropriação da escrita. |
cogitar, no caso deste aluno, como a tradição oral, veiculada na escola através das cantigas de roda, ao colocar em jogo a voz e o corpo, pôde mobilizar a sua posição subjetiva e conseqüentemente o seu laço com a linguagem, entendida em termos de ordem simbólica. |
debater como este sujeito aborda, através da mediação dos conteúdos escolares, a língua falada e escrita. |