Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    O corpo e a aquisição da escrita: fronteiras entre gozo e desejo

    Título: O corpo e a aquisição da escrita: fronteiras entre gozo e desejo
    Responsável: Marisa Assunção Teixeira
    Eixo: 3 A alfabetização
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 2009 Término: 2012
    Pergunta de Pesquisa: A dimensão pulsional de um sujeito operaria de forma estrutural (inevitável), via transmissão, na aquisição da escrita alfabética?
    Corpus: Desenhos, escritas e registros em vídeo de momentos envolvendo a aquisição da escrita por parte de um mesmo informante.
    Objetivo Geral: 1) Fazer um estudo de caso de um aluno matriculado no Ensino Fundamental e levantar hipóteses sobre o seu impedimento de ascender à escrita alfabética. 
    2) Fazer extrapolações sobre a possibilidade da dimensão pulsional do sujeito estar implicada na aquisição da escrita alfabética.
    Objetivos específicos: acompanhar em termos diacrônicos a relação do aluno com os conteúdos escolares de língua escrita articulando-a com os conceitos da psicanálise que tratam da constituição do sujeito.
    discutir a significância da transmissão de uma tradição oral na armação de uma trama textual que oferece as bases para a apropriação da escrita.
    cogitar, no caso deste aluno, como a tradição oral, veiculada na escola através das cantigas de roda, ao colocar em jogo a voz e o corpo, pôde mobilizar a sua posição subjetiva e conseqüentemente o seu laço com a linguagem, entendida em termos de ordem simbólica.
    debater como este sujeito aborda, através da mediação dos conteúdos escolares, a língua falada e escrita.