Título: |
Da minha para a sua língua: alfabetização de crianças imigrantes |
Responsável: |
Juliana Carvalho |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
(X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado |
Vigência |
2017-2018 |
Pergunta de Pesquisa: |
Nos casos que a alfabetização é feita na idade regular, em contexto idêntico a de outras crianças do país receptor, existem diferenças na aquisição da escrita que podem ser correlacionadas à língua de origem de crianças imigrantes? |
Corpus: |
Materiais produzidos dentro das atividades propostas aos alunos do 1° ano do período vespertino, escritas espontâneas produzidas pelas crianças e fragmentos de aula e de diálogo. |
Objetivo Geral: |
Discutir elementos da política linguística relativa à inclusão de crianças imigrantes em classes de alfabetização, em especial se há a consideração de suas línguas de origem. |
Objetivos Específicos: |
- Acompanhar o desempenho de crianças brasileiras e imigrantes em tarefas que necessitam de discriminação auditiva em sua realização;
- Investigar a extensão de mal-entendidos na formulação de respostas para perguntas simples; e
- Fazer um acompanhamento longitudinal com crianças imigrantes alunas de escola pública na capital de São Paulo.
|