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    Título: O ensino de língua portuguesa em contextos multiculturais
    Responsável: Rodrigo Augusto Kovalski
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado (X) Pós-doutorado
    Vigência 2017
    Pergunta de Pesquisa: A valorização por parte dos professores e materiais didáticos dos contextos multiculturais, nos quais a sociedade e os alunos estão enredados, pode influenciar no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa?
    Corpus: Entrevistas, com questionários semiestruturados. Esta pesquisa centra-se na discussão do multiculturalismo como uma hipótese de afirmação das diferenças culturais tendo em consideração que no mundo educativo escolar coexistem culturas diversas, mas marginalizadas por uma cultura hegemônica que tende a reproduzir-se e a perpetuar-se. A hegemonia da monocultura eurocêntrica domina todos os espaços, incluindo o educativo (HALL, 2003) gerando a ilusão de que, convivendo no mesmo espaço culturas diferentes, se estabelece um dialogo intercultural. Desta forma, somente uma visão multicultural emancipatória poderá contribuir para um interculturalismo como reconhecimento das alteridades nas suas diversas dimensões e diálogo entre propostas culturais diferentes. Assim, esta pesquisa almeja contribuir com os estudos sobre multiculturalismo e produção do conhecimento no contexto de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa em uma perspectiva crítica.
    Objetivo Geral: Verificar se a valorização dos contextos multiculturais em sala de aula pode influenciar no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.
    Objetivos Específicos: - Explorar e discutir as principais características (visão do objeto de ensino/aprendizagem) do ensino de Língua Portuguesa, a partir de 1996 com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
    - Analisar as teorias educacionais publicadas nas últimas três décadas, no tocante aos contextos ou complexos culturais;
    - Analisar como as práticas pedagógicas, com seus saberes e culturas escolares, podem ser repensadas a partir de formas de abordagens e procedimentos teórico-metodológicos dentro de um contexto multicultural voltado ao ensino de Língua Portuguesa;
    - Refletir acerca da proposição de novas práticas pedagógicas de ensino voltadas a contextos culturais e em suas consequências e potencialidades ao ensino da Língua Portuguesa;
    - Realizar um estudo de caso em uma comunidade de imigrantes poloneses (Colônia Santa Bárbara – Palmeira – Paraná – Brasil).