Título: |
A escrita do texto argumentativo no ensino médio de uma escola pública estadual no interior de São Paulo |
Responsável: |
Thais Malagoli Braga |
( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente |
(X) Iniciação Científica ( ) Mestrado ( ) Doutorado |
Vigência |
2017/ 2018 |
Pergunta de Pesquisa: |
Em que medida é possível correlacionar as características de textos argumentativos produzidos por alunos de ensino médio no ambiente de uma escola pública estadual no interior de São Paulo e suas condições de produção? |
Corpus: |
• Diário de campo de 90 horas de observação de uma escola pública estadual no interior do estado de São Paulo
• Todos os materiais utilizados para o ensino do texto argumentativo
• (Quando necessário) transcrições de aula nas quais o texto argumentativo é objeto de estudo
• Textos produzidos pelos alunos
• Correção feita pela professora regente
• (Se houver) apontamentos feitos pelos colegas de classe
• Questionário para estudo da população
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Objetivo Geral: |
Refletir acerca da proposição de novas práticas pedagógicas de ensino voltadas ao ensino da escrita do texto argumentativo e em suas consequências e potencialidades ao ensino da Língua Portuguesa. |
Objetivos Específicos: |
- Descrever o corpo discente em termos de gênero, etnia, idade, profissão do pai, da mãe e ocorrência de reprovações.
- Descrever o corpo docente considerando gênero, formação, experiência e posição com relação ao ensino de argumentação.
- Analisar a distribuição do tempo em aula dedicado ao ensino de argumentação.
- Analisar os textos produzidos pelos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual no interior de São Paulo.
- Descrever as condições de produção dos referidos textos.
- Estabelecer as possíveis correlações entre as características dos textos e suas condições de produção.
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