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    Efeitos das práticas de orientação nos textos de pós-graduandos: o orientador e suas intervenções

    Título: Efeitos das práticas de orientação nos textos de pós-graduandos: o orientador e suas intervenções
    Responsável: Emari Andrade
    Eixo: 5 As parcerias para escrita
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 2011 Término: 2014
    Pergunta de Pesquisa: Quais os efeitos das ações executadas por um orientador para, em contexto universitário: a) formar as novas gerações de pesquisadores das ciências humanas? e b) levar suas alunas a redigir versões de texto que, por seu rigor, clareza e adequação na escrita, possam ser legitimados pelos pares da comunidade científica?
    Corpus: Mobilizo parte do banco de dados Movimentos do Escrito, compreendendo a produção de quatro jovens ao longo do período de realização do mestrado na área de ciências humanas em uma universidade pública. Os manuscritos de cada informante foram separados do seguinte modo: 1) versões manuscritas – são as versões dos textos produzidos à mão, sendo que estes geralmente eram escritos no verso das páginas de outras versões da dissertação; 2) versões parciais – consistem nas versões de textos que recebi, mas que estavam com páginas faltando; 3) versões completas – são as versões que continham todas as páginas; 4) versões com intervenções do orientador – versões lidas pelo orientador e com várias intervenções, tanto manuscritas quanto digitadas; 5) Versões reescritas depois de lidas pelo orientador – trata-se daquelas versões que foram reescritas após a devolutiva do orientador.
    Objetivo Geral: Estudar os efeitos das intervenções realizadas por um orientador em versões de textos de suas alunas na direção de: a) deliberadamente, executar as ações educacionais que, em sua avaliação, são necessárias para a formação das novas gerações de pesquisadores das ciências humanas; e b) leva-las a redigir versões de texto que, por seu rigor, clareza e adequação na escrita, possam ser legitimados pelos pares da comunidade científica.
    Objetivos específicos: Tomando o orientador do trabalho como um dos representantes da discursividade vigente na comunidade interpretativa do sujeito, analisar as intervenções realizadas por ele nas versões do trabalho visando a: 
    1) Depreender quais são as principais dificuldades das jovens mestrandas para escrever em contexto científico que mereçam o investimento de trabalho; 
    2) Categorizar o escopo dos efeitos das intervenções utilizadas pelo orientador, verificando o tipo de mudança que pode ser correlacionada com cada uma delas; 
    3) Por meio do exame da extensão dos deslocamentos subjetivos ocorridos ao longo do período estudado, oferecer subsídios para a formação dos novos pesquisadores nas ciências humanas; e 
    4) Por meio do exame do impacto qualitativo com relação a clareza e a adequação da escrita em várias versões de um mesmo texto, oferecer subsídios para o ensino da escrita em contexto universitário.