Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    O trabalho de transferência na escrita

    Título: O trabalho de transferência na escrita
    Responsável: Lisiane Fachinetto
    Eixo: 5 As parcerias para escrita
    ( ) Sem vínculo institucional ( ) Projeto Individual de docente
    ( ) Iniciação Científica ( ) Mestrado (x) Doutorado
    Vigência Início: 2008 Término: 2011
    Pergunta de Pesquisa: Em que medida o manejo que introduz o tempo lógico, realizado pelo orientador de um trabalho acadêmico, se relaciona com a montagem do cenário por meio da qual a transferência se presentifica em versões de trabalhos escritos por um mesmo sujeito?
    Corpus: Mobilizo parte do banco de dados Movimentos do Escrito, compreendendo 34 manuscritos, versões da monografia de conclusão de curso de pós-graduação (especialização) de uma aluna do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (RS) nos anos de 2007 e 2008. Além dos rascunhos da monografia, o corpus é constituído pelo projeto, intervenções da orientadora e e-mails trocados entre a orientadora e orientanda.
    Objetivo Geral: Por meio do cotejamento de versões de textos escritas por um mesmo informante em situação escolar e sob supervisão de um professor orientador, correlacionar a materialidade dos textos escritos com o cenário transferencial.
    Objetivos específicos: mostra os recursos utilizados pelo professor orientador para impedir um fechamento prematuro por parte do aluno e, assim, lançá-lo a sucessivas formulações de sua questão;
    localizar, nas superfícies textuais das versões passagens que permitam evidenciar alguns efeitos das intervenções do professor orientador; e
    reconstruir as condições de produção das versões, por meio do rastreamento de e-mails, sessões de orientação, conversas, etc. de modo a correlacionar com o ato de escrever por parte do aluno.