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INTERCÂMBIOS
Nacionais
Nossa relação de intercâmbio com a USP-Leste começou em 2008, no primeiro encontro com o GruPIEC (Grupo de Pesquisas Interdisciplinares no Ensino de Ciências), que foi realizado na EACH-USP.
Seguiram-se a esse mais dois: em 2009, realizado na FE-USP e, o mais recente, em 2011, distribuído em dois dias, um em cada unidade sede. O debate tem se mostrado produtivo principalmente pelas trocas relacionadas às formas de pesquisa e de apresentação, além das discussões quanto ao ensino que é o ponto de contato entre os trabalhos.
No último encontro, o GruPIEC compareceu como Cmapping e seu foco passou a ser a produção de mapas conceituais e suas utilizações, temática presente já em 2008.
De modo geral, o objetivo do encontro entre os grupos é debater a produção atual de seus membros, a fim de proporcionar a interação e a troca de experiências do percurso acadêmico. Para isso seu formato propõe uma dupla função para o participante (forma consagrada em 2011, mas desde 2008 embrionada): será leitor e apresentador. Sendo que, ao primeiro cabe a tarefa de ler uma produção escrita e assistir à apresentação oral de um integrante do outro grupo. Ao segundo cabe produzir um texto escrito e uma apresentação, que não será lida, necessariamente, pelo primeiro. Todo participante atua, portanto, nas duas funções.
Rafael Barreto do Prado
Internacionais
De 4 a 15 de fevereiro de 2013, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP), foram realizadas atividades relacionadas ao projeto Estudos discursivos sobre mídia na USP e na UP: implicações teóricas e práticas. A pesquisadora do GEPPEP, Adriana Santos Batista, esteve em Portugal com o intuito de coletar textos acadêmicos para o banco de dados do projeto. Desenvolvida por pesquisadores da USP e da UP, essa pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto e pela Profª. Dra. Maria Alexandra Guedes Pinto, docente que supervisionou as atividades de pesquisa durante o período de permanência da pesquisadora brasileira. A partir da observação de teses e dissertações em Análise do Discurso da USP e da UP que tiveram como corpora textos midiáticos, elaborou-se um quadro de levantamento com informações sobre ano, título da pesquisa, autor(a), orientador(a), titulação, texto, resumo ou introdução. Os materiais coletados são compostos por produções acadêmicas da UP em Análise do Discurso a partir de 1990. Tais textos têm sido analisados por pesquisadores brasileiros, dos quais muitos são integrantes do GEPPEP. Com esse material, tem-se como objetivo observar de que modo a teoria transforma-se em função dos dados e os possíveis impactos dos trabalhos sobre o ensino de língua portuguesa.
Adriana Santos Batista
De 10 a 29 de outubro de 2012, na Universidad del Valle (Univalle), em Cali-Colômbia e na Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), em Bogotá-Colômbia, a pesquisadora do GEPPEP, Nathaly Dironze Galhardo, participou de atividades nas duas instituições. Na primeira, ministrou oficinas de língua e cultura brasileira para estudantes e professores. As oficinas abordaram: a história do português brasileiro; as diferenças entre as línguas chamadas de português, que são faladas em cada ex-colônia; as expressões idiomáticas; a análise de textos jornalísticos, os usos da conjugação verbal em português; e o modo de funcionamento da Universidade de São Paulo. A pesquisadora também apresentou seu trabalho de mestrado, intitulado “Aquilo pelo que se luta nos discursos sobre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) dirigidos à Educação”. Na segunda instituição, a pesquisadora participou do IV Encuentro Internacional y Nacional “La lectura y la escritura para la inclusión social”, apresentando o trabalho “Inclusión en la enseñanza superior”, em que discorreu a respeito dos programas de inclusão e permanência estudantil no Brasil e da produção do conhecimento na universidade.
Nathaly Dironze Galhardo
De 18 a 22 de julho de 2011, na Universidad Nacional (UNA), na cidade de Heredia, Costa Rica, as pesquisadoras Emari Andrade e Cibele Lemke foram compor equipe para a escrita do projeto “O processo de formação docente a partir da análise de diferentes instrumentos de documentação e de práticas de ensino”, a ser desenvolvido entre a UNA e diferentes universidades brasileiras. As pesquisadoras também ofereceram uma oficina de leitura em português, com duração de dez horas, que contou com a participação de vinte pessoas, entre estudantes e docentes com interesse em aprender o idioma para, posteriormente, estudar no Brasil. Na ocasião, Emari Andrade apresentou o trabalho “La práctica del aula y de escritura de los registros en relación a la construcción de conocimiento en la licenciatura” e Cibele Lemke proferiu a comunicação “El sistema escolar brasileño y la movilidad internacional”.
Emari Andrade
Em comitiva de oito participantes, o trabalho realizado no GEPPEP foi representado no I Seminário Internacional sobre Formação e Pesquisa na Universidade, que teve lugar na Universidade ‘St. Cirilo e Methodio’ em Veliko Tarnovo, Bulgária, no período de 14 a 16 de maio de 2012. Na ocasião, efetivou-se o convênio assinado em novembro do ano anterior entre a mencionada universidade e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Na primeira mesa do dia quatorze de maio, os integrantes do grupo apresentaram falas que circunscreveram o processo de pesquisa nas universidades brasileiras (seus órgãos de fomento e programas de incentivo à pesquisa), com um trabalho de comparação com modelos de universidade em que a pesquisa tem pouco incentivo. Pensou-se também na sala de aula como um espaço para realização da pesquisa, por meio da postura investigativa do professor inquietado por sua própria prática em relação aos meandros que a teoria não dá conta. Nas últimas mesas desse primeiro dia, as professoras da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto, apresentaram suas pesquisas que contemplavam textos literários quanto aos problemas de identidade do povo português; e, das transformações operadas na língua portuguesa por Mia Couto, escritor Moçambicano. No segundo dia de apresentações, pontuou-se a cerca de estratégias de que o orientador pode se valer no processo de pesquisa, transformações de trabalhos de pesquisa em função da de se deparar com dados que variam daqueles planejados, neste caso, pelo professor convidado representante do Centro de Estudos Eslavos da UNICENTRO, Paraná, Brasil. E encerrando a primeira mesa, apresentação de uma pesquisa sobre literatura brasileira. Na segunda mesa, o ensino de línguas serviu como fio condutor para as apresentações que traziam dificuldades e possibilidades, como a estratégia da tradução, em salas de aulas bi ou tri-lingues. No último dia de trabalho, houve uma mesa e uma oficina. A mesa, composta por professoras de Língua portuguesa do Departamento de Línguas Românicas, tratou de questões linguísticas tanto na tradução: como a entrada de anglicismos; quanto de interferências da primeira língua estrangeira para aprendizagem de uma segunda. Para concretizar a proposta de formação e pesquisa, foi realizada a oficina de forma a avaliar o período do seminário e praticar o que se demonstrou pelas falas relacionadas à pesquisa por meio de apresentação, escrita e discussão do que seria um objeto e uma pergunta de pesquisa. Como impressões gerais pode-se perceber, por exemplo, o quanto o trabalho, a organização e a apresentação de uma pesquisa estão distantes da realidade formativa nessa instituição. Acredita-se que se faz necessário: apresentar conceitos, modelos e espaços de facção-discussão. Nesse sentido, o trabalho com minicursos e oficinas se torna fundamento para que se ensine a fazer desde apresentações e exposições de projetos, produção de pesquisa, entre outros temas (que podem parecer primários, por isso, renegados; mas nos quais, como alunos, têm-se dificuldades). Atividades culturais também fizeram parte da programação, como conhecer a cidade, sua parte histórica, bem como a reunião dos organizadores do seminário para que se conversasse sobre ações futuras, por exemplo, possíveis temas e linhas de trabalho, bem como, edição brasileira do encontro com cooperação do Centro de Cultura Eslava da Unicentro, campus de Irati.
Kelly Gomes Oliveira
Entre os dias 8 e 11 de maio de 2012, membros do GEPPEP participaram de duas atividades realizadas no México. A primeira foi a 9ª Jornada Cultural y Académica da Faculdad de Estudios Superiores Aragón – Ensinar e Pesquisar em Língua Portuguesa, na Cidade do México, e segunda foram as Jornadas Latinoamericanas de Diversidad Cultural, Literacidad e Investigación Educativa, em Xalapa. Participaram: Sulemi Fabiano, Marisa Teixeira, Margarete Silva, Nathaly Galhardo e Renata Costa. O primeiro evento teve por objetivo discutir aspectos linguísticos do português brasileiro e a pesquisa em universidades brasileiras. Sulemi Fabiano proferiu a conferência “Pesquisa e produção de conhecimento na área de Língua Portuguesa”, cujo foco foi o modo como ocorre a pesquisa em algumas universidades brasileiras. Juntamente com Thayse Arimatéia, conduziu a oficina “A formação do leitor crítico: desafios para o ensino da Língua Portuguesa na contemporaneidade”, em que se discutiram a leitura como prática cultural e suas consequências para a formação do leitor. Marisa Teixeira e Margarete Silva desenvolveram a oficina “Tramando o texto”, na qual trabalharam aspectos da leitura em Língua Portuguesa. Renata Costa realizou a oficina “A brasilidade em verso e prosa: o que as construções linguísticas revelam sobre o Brasil”, sobre a formação específica do português brasileiro e como suas características revelam aspectos culturais. Por fim, Nathaly Galhardo conduziu a oficina “A linguagem brasileira através dos filmes”. O segundo evento teve por objetivo discutir pesquisas produzidas no Brasil, México e Chile relacionadas a interculturalidade, escrita e educação. Os membros do GEPPEP apresentaram as pesquisas desenvolvidas no grupo.
De 5 a 7 de setembro ocorreram as Jornadas Pedagógicas de Português de Estocolmo. O evento contou com a participação dos coordenadores do GEPPEP, Profa. Dra. Claudia Riolfi e Prof. Dr. Valdir Barzotto, que foram conferencistas convidados. Além deles, os membros do grupo Diana Schuller, Emari Andrade e Lucas Nascimento participaram das Jornadas apresentando comunicação de trabalho e oficina de ensino de língua portuguesa.
Organizadas pelo Departamento de Espanhol, Português e Estudos Latino-americanos da Universidade de Estocolmo, as Jornadas tiveram como principal objetivo reunir professores de diferentes níveis de ensino de língua portuguesa para a discussão sobre a aprendizagem e o ensino de português como língua estrangeira e português como língua materna fora do espaço lusófono.O evento reuniu cerca de cem professores, provenientes de 13 países, propiciando momentos de interação, troca de saberes, materiais pedagógicos, além de incentivar a busca de uma reflexão pessoal e implicada com relação aos desafios gerados nos ambientes de ensino de língua.
Na conferência intitulada “Língua Portuguesa em casa e na escola: contrastes entre línguas, variedades e saberes na formação do professor no Brasil, no Timor-Leste e na Alemanha”, o professor Valdir Barzotto discutiu, por meio de exemplos de produção de alunos desses três países, a necessidade de se desconstruir um ideal monolíngue e defendeu a ideia de se trabalhar de modo efetivo com um bilinguismo dentro da sala de aula: a língua que o aluno já traz de casa e aquela ensinada pela escola.
Na conferência “A estrangeiridade da língua materna: impasses na legitimação da língua portuguesa em contextos linguísticos complexos”, a Professora Claudia Riolfi problematizou o modo dual com que se discute o ensino de língua, “língua estrangeira” vs “língua materna”. Tendo como referência produções atuais de alunos brasileiros, mostrou que, em qualquer língua, as palavras sempre são estrangeiras para quem as enuncia. Assim, defendeu a tese de que as línguas variam, mas o lugar desde onde se enuncia não. Dessa forma, cada ser humano, durante a sua vida, terá de conquistar a língua que herdou para poder chamá-la de sua. Por fim, mostrou aos professores princípios norteadores para aqueles que, de modo corajoso e implicado, decidem construir uma orientação de ensino que responda aos desafios das produções feitas na contemporaneidade.
Dados os resultados positivos dessas jornadas, a próxima edição do evento já foi marcada para outubro de 2013, na cidade de Gotemburgo, na Suécia.
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