Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato
    X WORKSHOP PRODUÇÃO ESCRITA E PSICANÁLISE (2014)

    LER E ESCREVER: CERTEZA SEM GARANTIA
    15 e 16 de outubro de 2014

    E o resplendor lívido da madrugada nos surpreende sonhando.

    (Napoleón Baccino Ponce de León, 1992, p. 209).[1]

    INSCRIÇÕES
    APRESENTAÇÃO

               Homem ao mar! Lá se vai mais um que desiste do magistério, desilude-se da pesquisa ou se rende ao status quo. Por que caiu? Em nossos dias, formar os futuros professores passa menos pelo acréscimo de saber do que pela necessidade imperativa de torná-los um pouco malucos, aos olhos de quem adere ao discurso pseudo verdadeiro das ciências de ponta.

    “Maluco” é uma palavra que, representando “verdade e quimera”, consiste em um nome quase vazio de referente, mas repleto de significado”, na acepção do autor que escreveu o livro literário que inspira os trabalhos do X Workshop. Para muitos, pode ser utilizada para designar os interessados na leitura e na escrita. Não para nós. Julgamos que mais vale correr o risco de nos lançar no desconhecido guiados apenas por nossas certezas subjetivas do que morrer de culpa; ou de tédio.

    Assim, ao longo de dois dias, colocaremos nossas certezas à prova apresentando trabalhos gerados no âmbito do projeto coletivo Movimentos de Dezescrita (2012-2016). Agrupados em mesas cujo critério de organização foram os eixos do projeto, eles visam a nortear o encontro de cada um com a possibilidade de emprestar corpo ao escrito.

                  
                Vamos refinar nossos instrumentos, torcer por melhores ventos na educação e navegar na direção de águas mais aprazíveis.

     








    [1] Todas as citações utilizadas nesta programação foram retiradas da obra: PONCE DE LEÓN, Napoleón Baccino. Maluco. Romance dos Descobridores. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.