Página Inicial
     Apresentação
     Pesquisadores
     Atividades
     Sinopses
     Livros publicados
     Vídeos
     Marca-texto
     Workshop
     Projetos concluídos
     Projeto em andamento
     Banco de dados
     Produção escrita
     Revista
     Links
     Contato

    1. LEITURAS ERRANTES RELACIONADAS À PARÁFRASE

    Investigação acerca dos mecanismos parafrásticos presentes em textos de estudantes do Ensino Básico e Médio e análise das transformações em relação aos textos-fonte. Ao descrever esses dispositivos, examinam-se e consideram-se aspectos lexicais, sintáticos, morfológicos, intencionais, genéricos e relativos aos indícios de autoria.

  • Responsáveis
  • Leitura de paráfrases de alunos do Ensino Fundamental I escritas em situação de avaliação
    Por: Ana Laura Macruz Cinto

    Dos textos ao texto: paráfrase e autoria nas melhores redações da Fuvest 2013
    Por: Ana Paula Bezerra Severiano

    Leituras errantes em redações de pré-vestibulandos: da leitura à paráfrase
    Por: Carlos Henrique Rizzo Pereira

    Paráfrases produzidas por alunos do Ensino Fundamental II: desvio ou criação?
    Por: Jhenyffer Oliveira

    Leitura ou escrita errante: a reformulação parafrástica em textos de crianças do ensino fundamental I
    Por: Mariana Caló

    Reescrever e(é) recriar: a análise dos mecanismos parafrásticos utilizados por crianças
    Por: Renata de Oliveira Costa

    Reescrita avaliada: a reformulação parafrástica em textos de crianças
    Por: Sabrina Leonzi D’Alessandro